quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

                        Companhia de Teatro O Sonho

                            teat

A
 Companhia de Teatro O Sonho, formada em 1999, tem entre os seus objectivos fundir as diversas áreas artísticas (dança, teatro, canto e artes circenses) e transformá-las, sempre que possível, em espectáculos únicos. Um dos seus principais objectivos é, assim, o de apresentar espectáculos onde, pelo menos três das áreas mencionadas possam ser utilizadas.
Desde a sua formação, esta Companhia tem como pressuposto base, o desenvolvimento de actividades teatrais/dramáticas - peças, workshops, fóruns de debate, etc., – para um público maioritariamente infanto-juvenil. Pretende assim, criar não o gosto da “arte pela arte”, mas antes criar o gosto da arte pela compreensão da arte.

Apostando num trabalho sobre textos curriculares (
Auto da Barca do InfernoAuto da ÍndiaFalar Verdade a Mentir eAntes de Começar), com uma abordagem dramaturgica que visa em primeiro lugar a aproximação do aluno ao texto e ao espectáculo, procura quebrar a quarta parede e promover uma interacção directa público/actor e, consequentemente, público/autor. Ao mesmo tempo, a Companhia pretende promover e incentivar novos autores e novas abordagens/criações  dramaturgicas.

A Companhia está convicta que, ao representar textos que integrem e/ou  foquem temas abordados no programa curricular,  criando espectáculos interactivos, permitirá aos alunos uma maior proximidade e compreensão desses mesmos textos e/ou temas, incutindo-lhes, do mesmo modo, o gosto pela Arte Teatral.

A aposta ganha numa aproximação do texto ao público-alvo, faz com que uma visita ao teatro, que não deixa de ser uma aula, se torne num prazer e faça com que os alunos passem a olhar os textos e temas curriculares de uma forma diferente, redescobrindo igualmente o prazer de ler outras obras dos mesmos autores.




Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen é, sem sombra de dúvida, um dos maiores poetas portugueses contemporâneos – um nome que se transformou, em sinónimo de Poesia e de musa da própria poesia. 
Sophia nasceu no Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática. A sua infância e adolescência decorrem entre o Porto e Lisboa, onde cursou Filologia Clássica. 
Após o casamento com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, fixa-se em Lisboa, passando a dividir a sua actividade entre a poesia e a actividade cívica, tendo sido notória activista contra o regime de Salazar. A sua poesia ergue-se como a voz da liberdade, especialmente em "O Livro Sexto".
Foi sócia fundadora da "Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos"e a sua intervenção cívica foi uma constante, mesmo após a Revolução de Abril de 1974, tendo sido Deputada à Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista. 
Profundamente mediterrânica na sua tonalidade, a linguagem poética de Sophia de Mello Breyner denota, para além da sólida cultura clássica da autora e da sua paixão pela cultura grega, a pureza e a transparência da palavra na sua relação da linguagem com as coisas, a luminosidade de um mundo onde intelecto e ritmo se harmonizam na forma melódica, perfeita, do poema. 
Luz, verticalidade e magia estão, aliás, sempre presentes na obra de Sophia, quer na obra poética, quer na importante obra para crianças que, inicialmente destinada aos seus cinco filhos, rapidamente se transformou em clássico da literatura infantil em Portugal, marcando sucessivas gerações de jovens leitores com títulos como "O Rapaz de Bronze", "A Fada Oriana" ou "A Menina do Mar". 
Sophia é ainda tradutora para português de obras de Claudel, Dante, Shakespeare e Eurípedes, tendo sido condecorada pelo governo italiano pela sua tradução de "O Purgatório".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A ENERGIA EOLICA

        A energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia eléctrica por um gerador eléctrico. 
      O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da actividade humana, por exemplo para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de actividades industriais, como era o caso dos moinhos de vento ainda visíveis no cume de muitos montes portugueses.
      Como a maior parte das fontes de energia renovável (excepto a energia geotérmica), a energia eólica é uma forma de energia solar: tem origem no aquecimento da atmosfera pelo sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam por seu turno o regime dos ventos, ou seja, a velocidade, direcção e variabilidade do vento num determinado lugar.
       Hoje em dia, a energia eólica é cada vez mais utilizada para produzir electricidade, seja para utilização local descentralizada, por exemplo em lugares isolados, seja em grandes “parques eólicos” constituídos por vários aerogeradores ligados à rede eléctrica.    


                                                           

A ENERGIA SOLAR

energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor.
Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.
A intensidade da energia disponível em um determinado ponto na Terra depende do dia do ano, hora e latitude. Além disso, a quantidade de energia que pode ser recolhida depende da orientação do dispositivo receptor.
Hoje é uma das regiões mais prósperas e energia utilizada em todo o mundo.
Como é que convertem a energia solar em energia utilizável para o uso diário?.
Esta energia é utilizada principalmente para duas coisas, mas não são os únicos, em primeiro lugar ao calor coisas como alimentos ou água, conhecida como energia térmica solar para gerar electricidade e da segunda, conhecida como energia solar fotovoltaica.
Os principais aparelhos que são usados em energia solar são a água quente solar e fogões.
Para gerar electricidade usando células solares, que são a alma do que é conhecido como painéis solares, que são responsáveis por transformar a energia eléctrica.
                   

O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO


CONCEITO: Entende-se por Absolutismo, o processo de centralização política nas mãos do rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, surgidas na Baixa Idade Média; fruto da aliança rei - burguesia.

        
FATORES DO ABSOLUTISMO       

1.Aliança rei - burguesia:

A burguesia possuía um interesse econômico na centralização do poder político: a padronização monetária, dos pesos e medidas. Adoção de mecanismos protecionistas, garantindo a expansão das atividades comerciais; a adoção de incentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento-em contrapartida- garantia a supremacia política do rei.

2.Reformas Religiosas:
A decadência da Igreja Católica e a falência do poder papal contribuíram para o fortalecimento do poder real.
Durante a Idade Média, o poder estava dividido em três esferas:
-poder local, exercido pelo nobreza medieval;
-poder nacional, exercido pela Monarquia;
-poder universal, exercido pelo Papado.
Assim, o processo de aliança rei -burguesia auxiliou no enfraquecimento do poder local; as reformas religiosas minaram o poder universal colaborando para a consolidação do poder real.

3.Elementos Culturais:
O desenvolvimento do estudo de Direito nas universidades e a preocupação em legitimar o poder real. O Renascimento Cultural contribuiu para um retorno ao Direito Romano.

Absolutismo na península Ibérica
PORTUGAL
-Primeiro país a organizar o Estado Moderno. Centralização política precoce em virtude da Guerra de Reconquista dos ­cristãos contra muçulmanos.
A centralização do Estado Português ocorreu em 1385, com a Revolução de Avis, onde o Mestre da Ordem de Avis ( D. João ), com o apoio da burguesia mercantil consolidou o centralismo político.
ESPANHA
- O processo de centralização na Espanha também está relacionado com a Guerra de Reconquista e foi fruto de uma aliança entre o Reino de Castela e o Reino de Aragão, em 1469 e consolidado em 1492 - com a expulsão definitiva dos mouros da península.

                                        

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Esta é a mais,uma, bela história de amor, Jorge Amado, a escreveu para seu filho João Jorge em 1948, quando da comemoração de seu 1º aniversário. Foi a única história infantil escrita por esse magnífico autor, mesmo assim, só foi publicada em 1976, quando João, bulindo em seus velhos guardados a reencontrou. Mestre Carybé, ilustrou, com tão lindos desenhos que todo mundo, merece, ler, reler, folhear e sonhar essa mesma história de amor, amor impossível, entre o velho Gato Malhado e a jovem Andorinha Sinhá.

A Violência em contexto escolar

                                             
A violência escolar é uma ameaça às crianças. Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. Infelizmente, é uma palavra que está em moda devido aos inúmeros casos de perseguição e agressões que se estão detectando nas escolas e colégios, e que estão levando a muitos estudantes a viverem situações verdadeiramente aterradoras.
O Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, etc., e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses, inclusive anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências devastadoras como o suicídio.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bem-vindos ao meu blog

Este blog foi feito para a disciplina de Área de Projecto e pertende divulgar as mais variadas notícias e informações sobre a escola com o objectivo de tornar este blog um local de referencia onde todos os alunos se possam imformar sobre os mais diversos asuntos.