quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

                        Companhia de Teatro O Sonho

                            teat

A
 Companhia de Teatro O Sonho, formada em 1999, tem entre os seus objectivos fundir as diversas áreas artísticas (dança, teatro, canto e artes circenses) e transformá-las, sempre que possível, em espectáculos únicos. Um dos seus principais objectivos é, assim, o de apresentar espectáculos onde, pelo menos três das áreas mencionadas possam ser utilizadas.
Desde a sua formação, esta Companhia tem como pressuposto base, o desenvolvimento de actividades teatrais/dramáticas - peças, workshops, fóruns de debate, etc., – para um público maioritariamente infanto-juvenil. Pretende assim, criar não o gosto da “arte pela arte”, mas antes criar o gosto da arte pela compreensão da arte.

Apostando num trabalho sobre textos curriculares (
Auto da Barca do InfernoAuto da ÍndiaFalar Verdade a Mentir eAntes de Começar), com uma abordagem dramaturgica que visa em primeiro lugar a aproximação do aluno ao texto e ao espectáculo, procura quebrar a quarta parede e promover uma interacção directa público/actor e, consequentemente, público/autor. Ao mesmo tempo, a Companhia pretende promover e incentivar novos autores e novas abordagens/criações  dramaturgicas.

A Companhia está convicta que, ao representar textos que integrem e/ou  foquem temas abordados no programa curricular,  criando espectáculos interactivos, permitirá aos alunos uma maior proximidade e compreensão desses mesmos textos e/ou temas, incutindo-lhes, do mesmo modo, o gosto pela Arte Teatral.

A aposta ganha numa aproximação do texto ao público-alvo, faz com que uma visita ao teatro, que não deixa de ser uma aula, se torne num prazer e faça com que os alunos passem a olhar os textos e temas curriculares de uma forma diferente, redescobrindo igualmente o prazer de ler outras obras dos mesmos autores.




Sem comentários:

Enviar um comentário