O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da actividade humana, por exemplo para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de actividades industriais, como era o caso dos moinhos de vento ainda visíveis no cume de muitos montes portugueses.
Como a maior parte das fontes de energia renovável (excepto a energia geotérmica), a energia eólica é uma forma de energia solar: tem origem no aquecimento da atmosfera pelo sol, que põe em movimento as massas de ar. A rotação da terra, a forma e cobertura da superfície terrestre e os planos de água, influenciam por seu turno o regime dos ventos, ou seja, a velocidade, direcção e variabilidade do vento num determinado lugar.
Hoje em dia, a energia eólica é cada vez mais utilizada para produzir electricidade, seja para utilização local descentralizada, por exemplo em lugares isolados, seja em grandes “parques eólicos” constituídos por vários aerogeradores ligados à rede eléctrica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWpVxdQ-O3unk_G7fhfKtVpuyEoTDJ53HE_ls_si1q437mVm18jRn-w2lnz1ekrknOfXRcly7_200vspIti9wUBDTrPeHm4eH60i3dceapbgRpF3VN3af7zhIfDcEehSxxD3HkDIpmZ_Fd/s1600/energia_eolica.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário