quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rainha Santa Isabel

Uma das rainhas mais conhecidas foi D. Isabel. Mulher do rei D. Dinis, filha de D. Pedro III de Aragão e de D. Constança de Navarra, nasceu em Saragoça ou Barcelona entre 1269 e 1270, e morreu em Estremoz, atacada pela peste, em 1336. O avô, Jaime " «O Conquistador», chamava-lhe a «Rosa da Casa de Aragão».
Recebeu na corte de seu avô, onde viveu até à morte deste, e depois junto de seus pais, esmerada educação. Desde muito nova mostrou gosto pela meditação e solidão, por rezas e jejuns.
Em 24 de Abril de 1281, foram assinadas as bases do seu contrato de casamento com o rei D. Dinis, tendo o mesmo sido realizado por procuração, em Barcelona, em 1288. Em 24 de Junho realizou-se em Trancoso, a cerimónia do casamento. Nos primeiros tempos de casada acompanhou o rei nas suas deslocações pelo País e a sua modéstia e bondade conquistaram a simpatia do povo. A sua caridade e piedade foram notórias: os pobres e os infelizes tinham sempre apoio material e moral junto dela. Dotava com as suas próprias rendas as raparigas mais pobres e educava os filhos dos cavaleiros sem fortuna. Desempenhou papel de medianeira nas lutas entre o rei e o seu irmão e entre o rei e o príncipe herdeiro D. Afonso. Acusada de favorecer os interesses do filho, foi mandada para a sua vila de Alenquer. Por sua intervenção, a paz foi assinada em 1322. Um ano mais tarde, foi ela novamente que evitou a luta entre ambos, quando as tropas estavam já prestes a entrar em combate.
Depois da morte do rei, fixou residência em Coimbra, junto do Convento de Santa Clara. Mandou construir o Hospital de Coimbra, o de Santarém e o de Leiria. Nesta cidade fundou, também, um recolhimento para mulheres e ainda uma albergaria em Odivelas.
Sepultada, por sua vontade, no Convento de Santa Clara, foi mais tarde transladada para o novo Convento e depositada em cofre de prata e cristal. O povo criou à sua volta uma imagem de santidade, atribuindo-lhe vários milagres.
Em 1625 foi canonizada pelo Papa Urbano VIII.

                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário